08/04/2022 às 19:20

Rituais e tradições no casamento

10
3min de leitura

A cerimônia de casamento é um momento marcado por muitos simbolismos. A tradicional, por si só, já traz uma explosão de sentimentos envolvendo o amor dos noivos, e da família por eles. Mas você sabia que há outros rituais que podem ser incluídos?

Há uma variedade de momentos que podem ser adicionados durante a cerimônia. Trazendo mais simbolismo para esse momento e confirmando o amor do casal.

Conheça alguns mais famosos e saiba o significado deles. Assim, poderá ver qual mais tem relação com vocês e acrescentar no seu grande dia!

Rituais e tradições no casamento

Cerimônia das areias

Não se sabe ao certo se essa tradição se originou nos povos Apaches (dos Estado Unidos) ou nos casamentos havaianos. Mas acredita-se que traz boa sorte nessa nova vida juntos. Dessa forma, o casal mistura um pote de areia que os representa, sendo impossível separar os grãos. Significando a união dos noivos.

Tradicionalmente, apenas os noivos participam. Cada um terá um vaso pequeno com areias (que podem ser coloridas, representando cada um) e um vaso maior, que será a união. Durante a fala do cerimonialista, os noivos - aos poucos - derramam suas areias, formando uma só.

Alguns casais, que já moram na praia, optam por pegar a areia perto de suas casas e misturá-las na cerimônia. Mas você também pode comprar vasinhos com areias coloridas para este ritual.

Outra opção para a cerimônia é chamar os padrinhos e/ou pais. Cada um terá seu vaso com areia, e em ordem vão juntando elas num vaso maior. Os padrinhos são os primeiros a despejar no vaso maior falando palavras de amor e sabedoria para o casal. Em seguida os pais e por último os noivos que selam o vaso.

Além de ser uma celebração com muito significado, o vaso acaba sendo uma lembrança desse dia.

Pão e vinho

Para os religiosos, esse ritual pode fazer mais sentido. O pão é a representação do corpo e o vinho do sangue de Jesus, sendo os símbolos usados na Santa Ceia. Ao trazer isso para o casamento, o casal demonstrará sua comunhão com Cristo e a aliança entre o casal, família e Deus.

O pão e o vinho são levados até o altar pelos pais ou avós do casal. Ao oferecer o pão estarão entregando a presença de Jesus no novo lar, e o vinho representa o amor e o perdão.

Lava pés

Esse ritual deverá ser feito durante a cerimônia, onde os noivos lavam os pés um do outro. Representando o respeito, humildade, carinho e amor entre eles.

É comum também o ritual se estender até os pais do casal. Da mesma forma de carinho, respeito e agradecimento.

Água e sal

Esse ritual vem da cultura Celta, povo antigo da Grã Bretanha, que viveu em 2000 a.C. A tradição era que as mãos dos noivos eram lavadas com água e sal antes da troca de alianças. Com a finalidade limpar energias negativas antes de receberem um ao outro.

Hoje, o celebrante costuma realizar o ato. É falado sobre a representação desses dois elementos junto ao casamento. Já que a água seria o relacionamento, deve ser transparente. E o sal significa que o amor é o tempero principal dentro da união.

Balões

Uma tradição mais recente que acontece ao fim da cerimônia. Todos os convidados recebem um balão com gás hélio e é pedido que mentalizem os desejos para os noivos. Então o balão é liberado para o céu, levando consigo as intenções para o casal.


E aí? Qual você mais gostou? Não deixe de anotar para realizar no seu grande dia!

08 Abr 2022

Rituais e tradições no casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL