03/03/2022 às 19:54

Dama de honra ou madrinhas?

34
2min de leitura

O cortejo de entrada de qualquer casamento pode conter a dama de honra ou madrinhas - porém, uma não exclui a outra. Essas duas funções são exercidas por mulheres adultas. Mas como saber qual a função e o que difere de cada uma?

Para saber mais sobre essas mulheres tão importantes no seu grande dia, continue a leitura deste conteúdo. Vamos falar mais sobre as damas de honra e madrinhas. Confira.

Dama de honra

Um outro termo usado para isso é o “demoiselle”. Esse termo vem do francês e significa “moça” ou “donzela”. Na antiguidade, acreditava-se que as amigas solteiras da noiva tinham que entrar antes dela, com um buquêzinho e uma roupa parecida para confundir os maus espíritos.

Por isso, elas entram desacompanhadas, com um buquê menor do que o da noiva. Normalmente, a entrada da dama de honra acontece depois dos padrinhos e antes da noiva - “abrindo” os caminhos para ela. Mas, no casamento da Kate Middleton, sua irmã - que era dama de honra - entrou segurando seu vestido. Além disso, é comum usarem a mesma tonalidade no vestido.

Ela tem a função de acompanhar e aconselhar a amiga ao longo de todo o pré-casamento. São aquelas que aparecem em filmes americanos, montando a despedida de solteira e dando todo o suporte para a noiva.

Em algumas cerimônias, a noiva opta por ter damas de honra, por convidar mais mulheres do que homens para padrinhos e madrinhas. Dessa forma, como elas não terão um par para entrar, vão como demoiselle.

Mas vale ressaltar que a presença da dama de honra não afeta as madrinhas e daminhas de honra. Você pode escolher ter todas elas no seu grande dia!

Madrinha

Há duas grandes diferenças entre as madrinhas e as damas de honra. A primeira sempre entra acompanhada de um par e não usa buquê, diferente da segunda.

Além disso, a madrinha sempre entra antes da noiva - e após os pais e noivo. E elas estão em maior número, comparado com as damas. Porém, algumas noivas gostam - e até optam por - deixar as madrinhas com a mesma tonalidade de vestido.

Não há nenhuma regra certa sobre isso. O que vale são os noivos conversarem e decidirem quais serão as pessoas especiais que serão convidadas para esse momento único!

03 Mar 2022

Dama de honra ou madrinhas?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL