05/01/2022 às 20:15

Casamento minimalista

6
3min de leitura

Um estilo que tem crescido bastante é o casamento minimalista. Cada vez mais, os noivos estão preferindo realizar o seu grande dia com poucas coisas. Especialmente aqueles que querem ter um mini wedding.

Tem como premissa a famosa frase do “menos é mais”. Aposta em peças simples para a decoração, com cores neutras dando um clima agradável e confortável. 

Você pensa em ter um casamento nessa linha? Então continue a leitura deste artigo. Vamos falar sobre o que é um casamento minimalista e como organizar o seu!

Casamento minimalista

Muitas vezes, é interpretado como aquele estilo que não tem muitos detalhes. Mas isso não está correto. Apesar do foco ser os noivos, a decoração existe sim - com peças e detalhes - porém, esse não é o centro de tudo.

Também não deve ser confundido com um estilo simples e barato. Os elementos são poucos, mas com destaque e qualidade. Aqui, o importante é a estética, descartando todo o excesso.

O casamento minimalista nasceu em movimentos artísticos do século XX, que utilizavam poucos elementos para expressão. A ideia era criar com poucas peças, com aquelas estratégicas.

Assim como os outros estilos, o minimalista também tem suas subdivisões e pode se juntar com outros. Por exemplo, ter um casamento minimalista industrial, rústico ou romântico. Misturar o mínimo com formas geométricas para ter um estilo moderno. Ou com elementos etéreos para algo mais romântico.

Mas, a principal associação a esse estilo é com a sustentabilidade. É preciso pensar em todos os detalhes para que ele seja ecologicamente responsável, como o uso de materiais recicláveis ou que não são danosos à natureza.

Como organizar um casamento minimalista

Convite

O estilo do convite deve estar de acordo com todo o resto da decoração: seja em detalhes e em cores. Algo mais sutil, com poucas informações, que seja direto.

E isso vale também para a lista de convidados. Seja num mini ou micro wedding, convide apenas as pessoas mais próximas do casal.

Se vocês desejarem algo mais sustentável, lembrem-se de reduzir a quantidade de itens impressos. Pode ser com os convites ou no menu da recepção, por exemplo.

Vestido da noiva

Para encontrar seu vestido minimalista ideal procure por traços mais diretos, sem tantos brilhos ou volumes. Sozinho, o vestido já garante destaque e mais beleza para a noiva. 

E não pense que será algo sem graça. Você pode encontrar algum modelo ombro a ombro, com costas cavadas ou alças finas. Algo num estilo mais clean, com cores sólidas.

Decoração

Lembre-se do menos é mais. Tenha cores claras, com poucos detalhes e itens leves. Você pode pensar em algo com folhagens e/ou flores de uma única cor.

Já nos itens, criar contrastes entre elementos orgânicos e geométricos pode ficar muito interessante. Mas tenha em mente que o foco deve ser os noivos.

Para a escolha do local, procure algo com um paisagismo natural ou arquitetura diferente - mas algo que tenha relação com vocês dois. E na iluminação, sempre prefira a natural. Porém, velas e LED são ótimos itens, caso seja a noite.

Flores

A decoração da mesa - seja dos convidados, dos noivos ou do bolo - deve ser algo simples. Use muitas folhas verdes espalhadas na mesa ou um vaso com flores da mesma cor. Sempre com algo “clean” na mente.

Quanto ao buquê, o ideal é usar algo na mesma tonalidade. Pode ser com misturas de folhas verdes. Mas, sempre seguindo a paleta e estilo do resto da cerimônia e recepção.

05 Jan 2022

Casamento minimalista

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL