08/12/2021 às 13:58

Check list de casamento

7
4min de leitura

A preparação para o grande dia é algo que pode gerar muita ansiedade nos noivos. Mas calma! Vamos te ajudar com um check list de tarefas que precisam ser realizadas no tempo certo.

Até porque, uma decisão impacta na outra. Por isso, é preciso escolher algumas coisas antes das outras. Como, por exemplo, saber a data que deseja casar antes de encomendar os docinhos.

Para que vocês não fiquem mais perdidos, continue a leitura deste conteúdo.

Check list do casamento

Assim que a alegria e euforia do noivado abaixar um pouco, é hora de planejar o grande dia. Vocês já discutiram como imaginam esse momento? Até porque os dois precisam amar todas as escolhas que forem fazer daqui pra frente.

Afinal, é o dia de vocês. Que seja no local que sempre sonharam, com as pessoas que amam, a banda de que gostam, etc.

Então, o primeiro passo é colocar tudo num papel - ou numa planilha, o que for mais fácil para vocês. Para isso, vamos listar as tarefas e decisões mais importantes que precisam ser feitas antes do grande dia.

1 ano antes

O mínimo de tempo para que tudo dê certo é começar o planejamento com um ano de antecedência. Isso porque, se você deseja casar num local muito concorrido, talvez precise de mais tempo.

Mas acreditamos que um ano é suficiente para conhecer todas as opções e escolher as que mais agradam os dois.

O primeiro passo é saber qual data vocês desejam. É sempre bom ter duas ou três datas em mente, para um plano B. Após isso, sentem e conversem abertamente sobre quanto pretendem investir na cerimônia e recepção.

Mesmo que vocês não tenham ideia de quanto custa o todo, deixe uma margem a mais, para caso ultrapasse o valor. E, o mais importante, decidam o que não querem abrir mão. Por exemplo, uma doceira que amam ou o lugar que sonham em dizer o ‘sim’.

Após esse passo, façam um primeiro esboço da lista de convidados. Lembrem-se do orçamento que já definiram, pois o número de convidados vai impactar no valor de vários outros itens.

Depois escolham o local, se haverá igreja e o buffet. Já verifiquem e batam o martelo na data, conforme a disponibilidade do espaço.

Além de tudo, nos primeiros meses de planejamento, é muito importante decidir se vocês irão contratar uma assessora para auxiliar no processo. Isso porque ela pode facilitar muito as próximas decisões.

E, claro, já ir planejando a viagem de lua-de-mel. Afinal, vocês merecem um descanso e esse momento a sós. 

11 meses a 6 meses

A contratação com os outros fornecedores continua. Decida quem será o fotógrafo, o videomaker e a banda.

Além disso, aqui é o momento para decidir melhor a lista de convidados. Junto com isso, já escolher o modelo do convite e enviar. E, claro, já decidir quem serão os padrinhos e fazer o convite de uma forma especial.

Com uns 8 meses você, noiva, já pode ir para o passo tão esperado: a escolha do vestido. Lembrando que essa é a data mínima para a decisão. 

E, aqui entra também uma das escolhas de um dos fornecedores mais fundamentais: a decoração. Isso porque, ela influencia muito nas cores dos doces e bolos, do buquê e até dos vestidos das madrinhas.

5 meses a 3 meses

Está na hora de definir e fechar os doces e bolo. Defina junto a lembrancinha dos convidados. E também escolha e compre seus acessórios: como brincos, tiaras, sapatos, etc.

2 meses

Nesse período está na hora de realizar o evento de pré-casamento, caso os noivos desejem. Além disso, o noivo já precisa ter escolhido seu terno - caso opte por fazer sob medida, faça isso com no mínimo 6 meses antes.

Outro ponto importante é marcar a data do casamento civil. E, também, realizar a degustação do cardápio que será servido.

Além disso, não esqueçam de comprar as alianças e fazer o chá de panela!

1 mês antes

Aqui, a confirmação dos convidados já está chegando, então vocês já podem montar as mesas com a assessora. Dessa forma também, já é possível confirmar o número de pessoas com o buffet.

Não esqueçam de realizar a última prova do vestido e do terno. E, algumas noivas optam por fazer o teste da maquiagem e do penteado nesse tempo.

Com uma semana antes, junto da assessora, faça a checagem dos fornecedores. Contando o horário que cada um chegará no dia e a hora da desmontagem.

E, com esse passo a passo, vocês já estarão prontos para dizer ‘sim’.

08 Dez 2021

Check list de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL