Imagem capa - Como transmitir seu casamento ao vivo  por Florearte Eventos

Como transmitir seu casamento ao vivo

As mudanças que o coronavírus trouxe para o setor de casamentos fez com que algumas tradições fossem revistas e alternativas fossem encontradas. Devido ao grande risco de contaminação pela doença, muitos casais que decidiram não adiar seus casamentos precisaram se reinventar e procurar novas formas de compartilhar esse momento tão especial com os convidados que não pudessem comparecer fisicamente. Assim a transmissão online da celebração virou destaque no setor de casamentos, sendo utilizada por muitos casais.


Se você vai casar e pretende transmitir seu grande dia para quem não poderá comparecer, este post é para você! Hoje trazemos algumas dicas de como planejar a transmissão do seu evento, para que todos se sintam presentes mesmo à distância. 

 



A primeira coisa a ser decidida pelo casal é quem será o responsável pela sua transmissão. Os noivos contratarão um filmmaker profissional ou cuidarão da gravação por si mesmos? Atualmente existem ótimos profissionais que se especializaram em transmissão de eventos devido a demanda do mercado, porém pode ser um custo que não caiba no orçamento de todo casal. Para fazer essa escolha é importante que os noivos tenham o buget do casamento bem definido e coloquem tudo na ponta do lápis, assim terão certeza qual opção os atende melhor.


Se a opção escolhida for cuidar da transmissão por si mesmos, há uma lista de detalhes para ficar atento e garantir que tudo saia como o esperado. A mais importante delas é escolher uma pessoa de confiança para ser responsável pelo gerenciamento da live no dia do evento, estando atento a captação das imagens, conexão da internet, etc.


Também é importante conseguir os equipamentos necessários para que a transmissão ocorra bem. Podem ser usados celulares, notebooks ou uma câmera conectada ao computador. É interessante também a utilização de um tripé para assegurar melhor estabilidade das imagens. Lembrando sempre de colocá-lo em um local plano e estrategicamente escolhido para captar os melhores ângulos. Além disso é necessário garantir que o local possua uma boa conexão de internet, para que não haja problemas durante a transmissão.  




Depois de decididos esses detalhes, é hora de pensar qual plataforma será usada para a transmissão. Existem inúmeras ferramentas gratuitas para a realização de web conferências que podem ser usadas para a transmissão do evento. As web conferências funcionam como uma reunião digital, onde as pessoas se reúnem em uma sala. A transmissão só fica disponível para quem estiver na sala e muitas plataformas permitem que entrada da sala seja feita apenas por convidados.


Esse tipo de ferramenta é de fácil acesso e uso, ideal para quem não possui muita habilidade, ou não tem grandes conhecimentos no assunto. As plataformas mais utilizadas para conferências são o Google Meet e o Zoom, ambas possuem suas particularidades, como número máximo de convidados na sala e tempo de duração da transmissão. É necessário analisar qual delas se encaixa melhor nas necessidades do casal.


No dia do evento há alguns cuidados importantes a serem tomados. É importante a checagem da qualidade de conexão com a internet para garantir que a transmissão seja feita com qualidade. Também é necessário escolher com cuidado o posicionamento da câmera, para assegurar que os convidados na web conferência tenham uma boa visão do evento. Por fim, é interessante que se inicie a transmissão com alguns minutos de antecedência, para que sejam feitos testes de vídeo e áudio e ter certeza que todos poderão assistir a cerimonia com qualidade.




São muitos detalhes para definir, porém todo trabalho valerá a pena ao poder compartilhar esse momento tão especial com as pessoas que ama, mesmo que não seja de forma presencial. No fim de todos os preparativos o grande dia será incrível, e o casal receberá muito amor independente se a presença de amigos e entes queridos seja online ou virtual.