Imagem capa - Casamento em casa: uma opção linda e intimista para poucos convidados por Florearte Eventos

Casamento em casa: uma opção linda e intimista para poucos convidados

Home wedding, ou casamento em casa como o próprio nome já diz é a cerimonia e/ou recepção de casamento realizadas em uma residência. A proposta tem virado tendência entre os casais que desejam celebrar o momento do sim em um ambiente aconchegante, apenas com os familiares e amigos mais próximos.  


Atualmente no cenário que estamos vivendo, com restrições à eventos e aglomerações, a ideia de se casar em casa fica ainda mais atrativa tanto para os casais que acabaram de noivar, quanto para os que precisaram mudar os planos e decidiram realizar um evento menor.  


Apesar de ser uma ótima e linda opção para a realização do grande dia dos noivos, para realizar um home wedding é necessário um planejamento tão bom quanto para um casamento em um local de festas.   São muitos detalhes para se pensar e muitas decisões para fazer. Por isso reunimos neste post muitas dicas e sugestões para que o seu sim em casa seja perfeito.  


Avaliação do espaço





Antes de qualquer coisa é necessário que se avalie o espaço do imóvel para que se tenha certeza que ele comporta um evento deste tamanho. Para isso é preciso verificar diversos detalhes. Há espaço para todos os convidados e os membros do staff circularem confortavelmente? Em caso de chuva, o espaço interno comporta todos? A cozinha tem espaço suficiente que o preparo dos pratos pelo serviço de buffet? Outro ponto importantíssimo a ser considerado é se a quantidade de banheiros da casa é suficiente para o número de convidados.


Também é importante analisar se o imóvel tem espaço suficiente para que todos os convidados se sentem para a refeição. Se o espaço não for suficiente para que todos se sentem a melhor opção é servir aperitivos e finger foods, que podem ser consumidos sem pratos e talheres.


Ainda é necessário pensar na logística para carros, há local adequado para que seus convidados estacionem seus veículos? Se for preciso que estacionem na rua é interessante que se contrate um serviço de segurança para que não se corra nenhum risco. O mesmo serviço também é interessante para cuidar da portaria do evento, evitando assim a circulação de pessoas estranhas no imóvel.  


Quantas pessoas convidar?  




A ideia de um casamento em casa sugere um clima aconchegante e intimista. Por conta disto o mais indicado é uma lista de convidados reduzida, sendo composta por familiares e amigos mais próximos do casal.  A lista pode ser ampliada caso o imóvel onde o evento será realizado seja grande o suficiente.


Para casas e apartamentos pequenos e sem área externa o ideal é que a lista de convidados não ultrapasse 20 pessoas. Se o imóvel for maior e possuir uma área externa considerável a lista pode ser ampliada para cerca de 50 pessoas. Tudo precisa ser analisado com muita calma e de forma criteriosa para que não se convide mais pessoas do que o ambiente comporta, causando situações desagradáveis.  


Decoração




A decoração é um dos pontos mais importantes quando a gente fala de casamentos. E em um casamento em casa não seria diferente. Como esse estilo de evento pede um clima mais intimista, o ideal é que a decoração do evento se mescle com a decoração já existente na casa, usando o mobiliário do imóvel. Outra ideia interessante é utilizar vasos e demais peças para compor as composições dos ambientes.  


Se a sua cerimônia também for realizada no local abuse da cenografia para montar um altar lindo, com muitas flores e folhas usando uma paleta de cores que agrade o casal e combine com o resto do ambiente.  


Fornecedores




Como em qualquer outro estilo de casamento a escolha de bons fornecedores é importantíssima para um casamento em casa. Nesse caso os noivos devem estar atentos para escolher empresas que tenham experiência com esse tipo de evento e saibam trabalhar com espaço reduzido.  


A Florearte é especialista em casamentos e já realizou diversos em eventos em residências. Todas as fotos utilizadas nesse post são de eventos nossos e estão disponíveis em nosso perfil no Pinterest. Corre lá e já salva as referências na sua pastinha de ideias.  


Demais detalhes




Além de tudo isso que já abordamos ainda há alguns detalhes que merecem atenção quando o assunto é casamento em casa. Um deles é sobre a segurança de bens e objetos de valor sentimental como quadros, joias e peças decorativas. O ideal é que essas peças sejam guardadas em um quarto e que esse quarto seja trancado. Isso vale para todos os cômodos que não serão utilizados no evento. É interessante que todos eles sejam trancados a chave.  


Outro ponto a ser considerado onde os moveis que precisarão ser retirados dos ambientes serão guardados. Se não houver um espaço adequado para isso no imóvel uma boa ideia é contratar um serviço de deposito.