Imagem capa - Como organizar um destination wedding por Florearte Eventos
Destination Wedding

Como organizar um destination wedding

O destination wedding chegou e logo virou o estilo preferido de muitos casais. Ele é realizado fora da cidade de origem dos noivos, podendo ter como destino, o interior, o litoral ou uma grande cidade do Brasil ou do mundo. Por ser realizado em um destino muitas vezes distante do lugar em que os noivos moram, algumas etapas da organização do casamento podem ser realizadas a distância. Por conta disso que necessário que o casal esteja sempre muito atento para que nada saia fora do planejamento. Para ajudar os noivos que sonham com esse estilo de casamento hoje trazemos algumas dicas de planejamento.


Planejamento financeiro




Em um destination wedding existem custos diferentes dos que o casal teria se escolhesse realizar o evento onde moram. Tenha em mente que é preciso incluir gastos como hospedagem e transporte no orçamento. É importante também definir se o casal irá arcar com os custos da vigem dos convidados. Presentear os padrinhos e os familiares mais próximos com as passagens e hospedagem é um gesto muito legal, porém pode não ser uma opção para muitos casais. É preciso que os noivos tenham um budget muito bem definido para que não ocorram surpresas.


Comece com antecedência




Os preparativos para esse tipo de casamento devem começar um pouco antes. O ideal é iniciar os preparativos cerca de um ano e meio antes. Iniciar o planejamento com antecedência também garante mais tranquilidade para encontrar locais e fornecedores que tenham a data desejada disponível. O save the date também é enviado bem antes que o convencional, com um ano de antecedência. Nesse caso a antecedência do envio é importante para que os convidados possam se programar, pedindo férias ou folga no trabalho, além de reservar hospedagem e passagens.


Visitas ao local




Para acompanhar os preparativos mais de perto, o ideal é que o casal visite o local algumas vezes durante o processo. São recomendadas pelo menos duas visitas, uma logo no início do planejamento e outra com cerca de três meses de antecedência. Na primeira visita o casal além de conhecer os possíveis locais para o evento podem, fazer a degustação de serviços de buffet, doces e bolo. Na segunda visita, já bem próxima da data do casamento os noivos definem os últimos detalhes. Se forem contratar serviços locais é um bom momento para fazer prova de cabelo e maquiagem.


Atenção aos detalhes




Se o destino do seu casamento for em outro país detalhes como passaporte, visto e possíveis vacinas obrigatórias devem ser consideradas. Não esqueça de informar os convidados para que eles também possam se preparar. Outro fator importante a ser decidido pelos noivos é o casamento civil. Ele será realizado na cidade natal dos noivos ou no destino da festa?


Pesquisa é essencial




Como o casamento será realizado em outra cidade é importante os noivos estarem atentos a detalhes como o clima, saber quais são as épocas de chuva, sol e frio do destino é importantíssimo para definir a data. Outros fatores como as épocas de alta e baixa temporadas do destino, além de grandes eventos como carnaval, férias, festivais e feriados podem deixar as hospedagens, voos e os locais para realização de eventos mais caros. É importante fazer uma pesquisa minuciosa, levando tudo isso em consideração para assim definir a melhor data para o grande dia.


Procure por fornecedores especializados




Um destination wedding exige cuidado especial na escolha dos fornecedores e prestadores de serviço. Escolher uma assessoria com experiência nesse tipo de evento por exemplo pode fazer toda diferença pois só quem já domina a área vai poder te auxiliar com a escolha de todos os detalhes e da logística para tudo acontecer da melhor forma possível. O mesmo vale para todos os seus fornecedores. A Florearte tem ampla experiência em destination weddings tendo realizado diversos eventos no Brasil e até na Europa


Reúna muitas referencias




Pesquise sobre os estilos de cerimônia e festa que você mais gosta. Essa é a hora de abusar de ferramentas como o instagram e o pinterest. Selecione e salve tudo o que você mais gosta, isso facilitará na hora de definir a decoração.


Respire fundo e mantenha o companheirismo do casal mais forte do que nunca. Lembrem-se do que os levou a decisão de se casarem e mantenham a calma. O dia do SIM acontecerá da melhor maneira possível.