19/02/2021 às 16:05

O que é eco wedding?

111
3min de leitura

Casamento sustentável, Ecowedding ou casamento ecológico em todos os níveis, são uma maneira nova e permanente de ver um dos dias mais especiais de sua vida!  Uma grande, e louvável preocupação dos dias de hoje é sobre o impacto social e ecológico causado por uma festa – particularmente as de casamento. As festas de casamento pensadas e realizadas de forma mais sustentável e com maior preocupação em reduzir os impactos socioambientais causados por elas são chamadas de ECOWEDDING’S.Engana-se quem pensa que é apenas uma “modinha”. Na verdade, pode até ser somente isso para alguns, mas a ideia em profundidade nasce de uma consciência eco-planetária, de um cuidado com o nosso planeta e com os danos causados a ele – pois parte do pressuposto de que cada pequena ação praticada por cada um de nós gera um grande impacto futuro quando tomadas em conjunto.

Mas como tornar seu casamento mais sustentável? O ponto mais importante a se considerar são os 3R’s da sustentabilidade: Reduzir, reutilizar e reciclar. É importante estar atento a essa tríade se você deseja realizar um eco wedding. Mas como aplica-los na prática? A gente te dá algumas idéias

Lembrancinha sustentável = não descartável

A melhor opção na hora de escolher uma lembrancinha é pensar em algo se seja útil e funcional. Uma boa idéia são os vasos com mudas de plantas. Se o seu casamento for na primavera ou no verão também é interessante pensar em leques para que os convidados se refresquem durante a cerimônia. Neste caso é importante estar atento aos materiais escolhidos para o presente e evitar o uso de plástico. Outra boa opção são os docinhos, como o bem casado. Para que eles não gerem lixo é preciso que as embalagens sejam biodegradáveis ou recicláveis, também evitando o uso de plástico.

Decoração – reaproveitamento e reciclagem de peças

Uma das peças chave ao se pensar decoração sustentável para seu casamento é a reciclagem e a reutilização. Renovar um móvel antigo ou usar peças recicladas para montar composições faz toda a diferença. Além de utilizar materiais como palha e algodão. Também é interessante usar na decoração artigos pessoais como livros, quadros e fotografias. Eles trazem charme a aconchego para os ambientes, criando um clima intimista no evento.

Ainda falando de decoração um ponto relevante a se pensar são as flores. Evite usar flores de corte. Elas precisam de espuma floral para se manterem bonitas durante toda a cerimônia. Esse material é muito utilizado nos casamentos pela sua praticidade, porém é muito danoso para o meio ambiente por deixar resíduos por ter muito plástico na sua composição e não se degradar com facilidade. Para evitar o uso desse material no seu evento você pode substituir os arranjos tradicionais por flores plantadas. Vasos e terários ficam lindos na decoração e não impactam negativamente o meio ambiente.

Na mesa de doces – use um bolo real

Os bolos fakes, cobertos com pasta americana, além de estarem em desuso atualmente sempre acabam indo para o lixo. Opte por um bolo real, com sabores e decorações que combinem com os noivos. Lembre-se também de evitar o desperdício praticando exageros no tamanho do doce. Na mesa de doces também é importante lembrar dos docinhos. Mais uma vez é essencial que se evite plástico nas forminhas e embalagens. Opte por materiais recicláveis ou reutilizáveis.

São muitas as opções e muitas coisas para pensar, mas é gratificante realizar seu sonho sem causar danos ao meio ambiente. É um árduo trabalho, mas se o casal já tem isso como preocupação tudo ficará mais simples.

19 Fev 2021

O que é eco wedding?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL