Imagem capa - Quando começar a planejar seu casamento?  por Florearte Eventos

Quando começar a planejar seu casamento?

Eis que você e seu parceiro decidem se casar. Em meio à empolgação e expectativas surgem várias dúvidas. A principal delas é: “com quanto tempo de antecedência devemos começar o planejamento?”. Frequentemente  os noivos começam a planejar com cerca de um ano de antecedência, porém isso não é uma regra. Há casais que iniciam a organização com dois anos de antecedência, outros com seis meses. Para saber qual o tempo ideal para você listamos alguns pontos que precisam ser definidos sobre o grande dia. 




Planejamento financeiro

Muitos problemas e imprevistos podem surgir durante os preparativos para um casamento. A chave para manter esse processo o menos estressante possível é se planejar financeiramente. Essa etapa importante vem bem antes da celebração. Especialistas afirmam que um bom planejamento financeiro para um casamento é feito em três anos. Neste período o casal define o budget - a quantia total que pretendem investir no evento. E se organizam para levantar a quantia. Esse budget é o que vai guiar os noivos na hora de planejar o evento de fato. Além disso, é importante o casal ter uma reserva para imprevistos. 




Escolha a data e local 

Com o budget definido e o dinheiro na mão vocês devem definir a data. Fiquem atentos para não se prenderem. Datas que já são especiais para vocês podem acabar agindo como um limitador. Escolham um mês e a partir dele pesquisem a disponibilidade de locais e fornecedores.

Após definir a data, o próximo passo é escolher o local do seu evento. É importante estar atento para locais de festa e igrejas, alguns são concorridos e são reservados com muita antecedência. Por conta disto é importante iniciar essa etapa pelo menos um ano antes.




Escolha um estilo 

Com data e local definidos, o casal precisa escolher o estilo do casamento. Tradicional, ao ar livre, micro wedding, destination wedding. A partir da escolha do estilo, os dois podem procurar fornecedores especializados no que eles desejam. 


Esses são apenas os passos iniciais de planejamento para o evento. Antes de qualquer coisa é importante lembrar de manter a calma e curtir todo esse processo. A organização do casamento é um momento único e deve ser aproveitado pelo casal. A espera e expectativa são grandes, mas todo planejamento e trabalho valerão a pena no grande dia!